segunda-feira, 16 de julho de 2007

Estado Novo


Os Direitos Trabalhistas:
A Assembléia Nacional Constituinte foi instalada em 1933. Nela trazia um aspecto muito importante, os direitos dos trabalhadores. Vargas aprovou novas leis de regulamentação, como o salário mínimo, as férias remuneradas, a carga horária diária de oito horas, a aposentadoria, a carteira profissional, entre outras.

Controle da Informação e "Boa Imagem":
Em dezembro de1939 Vargas criou o DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda. Esse departamento era encarregado da censura dos meios de comunicação. Outra função do DIP era a divulgação de uma imagem positiva de Vargas e do Estado Novo, isso para garantir o apoio da opinião pública. Por causa disso, nos desfiles de datas cívicas, o povo deveria exaltar a grandeza do Estado Novo e da figura de Getulio Vargas.

Integralistas e Comunistas:
Naquela época existiam dois grupos políticos. Um defendia uma mudança imediata no Brasil, os comunistas. Eles se juntaram com grupos que tinham idéias semelhantes e formaram a ANL, Aliança Nacional Libertadora. Queriam a derrubada do governo com transformações rápidas no país.
O outro grupo defendia uma ideologia facista, os integralistas. Eram anticomunistas.
O governo acusava a ANL de subverter a ordem, por isso, foram proibidas suas atividades em julho de 1935. Mas eles continuaram agindo, na clandestinidade.

Um comentário:

Fátima Wronka disse...

Ótima produção. Parabéns ao grupo!